Cedrim e suas análises existenciais - Parte Final

Line e sua super franja versão 2010

 'ah! Ora! Se não sou eu, quem mais vai decidir o que é bom pra mim? Dispenso a previsão...'
O velho e o moço - Los Hermanos

Então, chegou a hora de concluir toda essa reflexão que tá passando na minha cabeça ultimamente. Acabei por ver que o que tá acontecendo é que eu estou encontrando o equilíbrio das coisas. E isso não é ruim. Me dei conta de que a Line de agora tá mais pra adulta que pra menina. Aquela menina que vivia em nuvens foi um pouquinho pra mais longe, e é hora da mulher, da adulta firmar seus pés números 39 no chão e se deliciar com as várias texturas em que sua sola do pé tocar. Tocar o chão também pode ser legal. Disso - ser legal ou não ter os pés no chão - só depende de como a gente lida. Houve uma época aí em que me sentia tão confiante, corajosa que só. Até chegava a dizer que numa situação desagradável ou arriscada eu iria enfrentá-la com toda tranquilidade, e que eu a controlaria numa boa, só dependia do equilíbrio do meu estado de espírito. Essa segurança toda evaporou um pouquinho sem eu nem ter percebido, em 2012.  Foi tanta coisa pra se resolver de uma vez só, só Deus sabe o quanto briguei contra mim mesmo por botar minha razão e minha emoção frente a frente.
Mas, porém, no entanto, de todas as lições de 2012 quero levar comigo só o que é necessário. Não digo que tô levando só coisas boas, já que o ruim trago como lição e para eu olhar para tudo e assim dar mais valor ao certo, as bençãos, e a tudo que rola de massa sem eu a menos merecer muito, o que me faz chegar mais uma vez a conclusão que todos nós somos muitas vezes bobos ingratos que só sabem reclamar e não vemos que o que acontece de positivo é bem maior - e melhor - que algumas coisas ruins que vivenciamos. Pois então, se você está bem consigo mesmo, um estado emocional saudável, se está confiante no que você é e sobre suas decisões você estará muito bem munido pra enfrentar qualquer guerra lá fora. É batata! Não tem muito segredo. Faça sua parte e confie em si que toda situação será uma situação mais tranquila de se resolver, sem aquele peso nas costas ou a ansiedade de todas as horas. Saber dividir o que realmente importa e abstrair de verdade o desnecessário também é válido. Tenho uma irmã de 15 anos que me surpreende e que me ensina muito sobre isso. Ela simplesmente parece não deixar com que palavras desnecessárias entrem em seus ouvidos. E assim fica lá na dela, sem muita reação para essas palavras, sem cometer erros que a gente muitas vezes comete por responder ofensas ou atitudes de alguém que nos machuca, e acabamos falando ou fazendo o que nos faz ficar mais mal ainda.

'Deixo tudo assim, não me importo em ver  a idade em mim. Ouço o que convém, eu gosto é do gasto.'

Me sinto feliz. Os exercícios de não julgar antes de conhecer, de ser indiferente ao que e a quem não me acrescenta e só prejudica, e a sempre pensar nas outras possibilidades de enxergar as coisas estão em mim de um jeito bem mais forte. E outra coisa: a partir de agora gente que só critica e não acrescenta não tem suas palavras levadas a sério por mim. Tem gente que pode até ter a intenção de fazer o bem, ou nos quer bem, mas na boa, a boquinha só funciona pra repreender, pra dizer como você deve agir ou analisar sua personalidade e suas atitudes. Tô cheia disso. Não das pessoas que fazem isso, mas dessas atitudes delas. Desde criança conheço e já presenciei várias situações em que olhavam torto ou inventavam historinhas maldosas em relação a certo alguém só por acharem que ele tinha ou era algo que não coincidiam com o que queriam ou gostavam. Cada um tem seu jeito e é como pode ou quer ser. Ninguém, mas ninguém mesmo tem o direito de taxar alguém ou dizer quem são. Conhece bem a pessoa para entender porque se comporta ou está assim? Não? Isso basta. Não tenho medo de críticas, elas são sempre bem vindas e até solicitadas, mas por pessoas que sabem quem sou e quem sabe também reconhecer o bom, sem o bichinho da maldade na língua. Respeito por CADA ser humano, gente! Bote essa palavra como prioridade: Respeito! 

'quem me dera, ao menos uma vez, que o mais simples fosse visto como o mais importante...'

Foi quase um desabafo mesmo, pois vai ser assim: 'Nossa, seu cabelo tá horrível! Você engordou, hein? Você não tem juízo!' e agradecerei com um sorrisinho de canto, porém, a depender de quem seja e de como fala, analisarei se absorvo a opinião ou se arremesso mentalmente suas palavras num buraco negro imaginário.

 Ufa! Já falei demais, não foi? Então, deixa eu enfim concluir. Não sou nenhuma coitada, tenho defeitos como todo mundo e pra muitas pessoas é difícil lidar. De um jeito que talvez um dia algum psicanalista possa explicar, mesmo com minha idade, ainda fico pensando no sentido da vida, num tipo de crise existencial. E qual a graça de ser, fazer e viver tanta coisa pra depois simplesmente 'acabar'? Não somos só corpos, pois nosso pensamento, nossa força emocional e nossas energias existem, é fato. E se a matéria vira terra no final, nossa energia vital simplesmente some do espaço? Então o que fazemos na vida é tão supérfluo e automático quanto morrer? 

Muitas vezes sou tão apaixonada por esse mistério que é viver e em observar como alguns detalhes e elementos que fazem parte disso são mágicos, que posso até cantar 'I gotta feelling' mentalmente num ônibus lotadão e tentando me equilibrar num braço só. Equilíbrio... Se tem uma carta coringa, ela é a do equilíbrio... Que 2013 seja um ano de pensamento, atitudes e emoções equilibradas. Que saibamos ter o amuleto invisível da balança imaginária, levando-o pra tudo quanto for lugar e todo dia, e medir o peso das coisas nela. Que eu possa estar mais sensível a enxergar  melhor e mais de perto o que me é vida: pessoas do bem e verdadeiras, a minha espiritualidade, meus erros, manias e defeitos procurando corrigi-los, enxergar as outras possibilidades e enxergar da forma mais apropriada e da forma que me faça ter coragem e força de e para respirar. E que cada dia seja uma pecinha de quebra-cabeça pra que lá no final desse misterioso jogo tudo se complete, e tudo se faça ter valido a pena. Desejo isso para você que lê agora. Afinal, a vida é como um casulo ou não é? Feliz 2013!

COMPARTILHE:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário