Serenou


Da xícara o vapor exala um aroma gostoso de hortelã. Já o frio lá fora sussurra que é hora de acalmar o corpo e aquietar as energias. Esses dias de serenos são dias em que tudo o que se quer é que cuidem de seu coração, cobrindo-o com um edredon bem macio e quentinho. As estações dão uma aula de equilíbrio: há dias de calor em que queremos usufruir de cada raio solar e virar camarões, até o céu dizer ‘calma, respira!’, e a temperatura cai chegando pra serenar tudo dentro e fora. A gente vira urso, um urso dentro da toca hibernando.

Na chuva, mais uma poesia. Os pingos de água caindo do céu fazem todo mundo recolher mais um pouco sua agitação. A gente pode pegar a xícara e ir para a beira da janela observar, o pingo cai na poça e forma vários outros pequenos pingos. Todos os pingos juntos ficam ali e recheiam mais ainda a poça. Ela estende as mãos e deixa que os pingos batam. As mãos molham e a água celeste toca numa cosquinha quase despercebida. Observando a coreografia dos pingos de chuva já meditamos e relaxamos nossas emoções.

Na padaria ali da esquina, Marieta reclama porque vai chegar desarrumada no trabalho, João resmunga pelo guarda-chuva pequeno, Aninha esbraveja calada por estragar sua missão de deixar o cabelo chapado. Enquanto todos eles lamentam o dia de inverno, ela se delicia com o tempo. Na simplicidade desse ritual todo mundo tem de graça um grande espetáculo de leveza, disciplina e calmaria. Se o senhor não sabe, muitos até se ajoelham a Deus pedindo desculpas por encher os olhos de água, pedir para chegar o inverno e acabar com o inferno de um solo seco, fazendo nascer uma planta no chão. E a vida fica mais fresca, as folhas respiram mais leves e a gente se inunda numa delícia de chá e chamego. 

COMPARTILHE:

JOIN COMENTÁRIOS

1 comentários:

  1. Olá Aline, tudo bem? Bom, não sei quando você irá ler esse comentário, pois devido a sua última postagem você não digitaliza seus belos texto aqui faz um tempo. Irei ser breve. Nós nos conhecemos uma vez pessoalmente, numa noite de Forró das Antigas lá no Gonzagão em que você estava acompanhada de Natana (meu perigon rsrs) e dias depois eu soube por um amigo que você era dona deste blog. Bem, venho aqui te informar que seu blog foi minha fonte inspiradora e que há uns 3 anos eu também criei um e assim como você coloco um pouco da minha fase de vida do dia-a-dia nele. Quero então te agradecer publicamente e pedir que você volte a escrever seus belos textos mais uma vez. Um forte abraço e um beijão. Espero que possamos nos encontrar mais uma vez :)

    Ah! Meu blog é https://2quartinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir